domingo, 29 de setembro de 2013

La Real Charanga

La Real Charanga 

Charanga é um conceito de formação apenas de instrumentos de sopro, mas pode contar também com timbales.
No Brasil, as charangas ficaram populares nos estádios de futebol - né? - com sopro e percussão, animando partidas com hinos de clubes, sambas e marchinhas de carnaval. A mais popular era a do Flamengo, "Charanga do Jaime". (Assim, Jaime criava também a primeira torcida organizada do Brasil).
Em Cuba, tem significado substancialmente diferente, sendo um conjunto musical constituído por sopros, cordas e percussão, e geralmente tocavam o danzón, um gênero criado no fim do séc. XIX em Matanzas, e depois chamado de chá-chá-chá e enfim o son (conhecido internacionalmente como salsa).
Em outras palavras, a charanga parece ser a origem da salsa, com sua raiz na fanfarra.



La Real Charanga é uma banda criada pelo colombiano Daniel Díaz, em 2003, pela busca de novas possibilidades musicais no cenário contemporâneo. Em sua família, morava numa tradição musical: Beto Díaz, diretor da antiga orquestra "La Presente", e seu pai, Valentín Díaz, violinista memorável. Assim, Daniel Díaz se propôs a desenhar uma música com elementos do latinjazz, salsa e música clássica.
Seu primeiro trabalho, em 2006, foi lançado no Auditório León de Greiff, da Universidade Nacional de Colombia, resgatando a música de memória coletiva com arranjos originais sobre o formato típico de charanga, apresentando os primeiros temas inéditos de orquestra.
2007 foi um ano de observação e reflexao da La Real sobre a cena social e musical na cidade, o que foi expressado no segundo trabalho, homenageando Bogotá, que eles chamam capital mundial da salsa, e "porque Bogotá soa como violino... soa como Real Charanga".
La Real Charanga (2006)

Charanga Capital (2007)


No seu site, é possível baixar (descargar!) as músicas.
Deixe seu comentário, é muito importante para estimular novas postagens e receber o feedback dos visitantes. Você terá algo mais com essa troca. Não serão admitidos comentários ofensivos.